Salve galera! Cumprindo minha promessa feita no post passado, dessa vez vou falar sobre o pedal Shred Pro, por isso sem mais delongas, vamos a ele:
Características
O Shred Pro foi concebido com intuito de recriar os timbres clássicos que fizeram a história do rock n roll inglês das décadas de 60 e 70. Nessa época era comum se usar os “stacks” que é a combinação de um cabeçote com duas caixas contendo 4 alto-falantes de 12 polegadas em cada uma. Essa configuração resultava em um timbre rico em freqüências graves, além de uma maior dispersão sonora. Seguindo essa linha de raciocínio, o Shred Pro conta com um timbre bem encorpado e com bastante peso. Sua saturação vai desde um overdrive a lá AC/DC até uma distorção hi gain com características vintage. Conta com os tradicionais controles de drive (quantidade de saturação), Level (volume), Bass (grave), mid (médio), treble (agudo), um booster independente que pode adicionar até 8 dbs de volume, podendo ser usado junto ou separado da saturação do pedal, além de uma chave denominada “MOD”por onde é possível selecionar 3 timbres diferentes:
1 – Timbre clássico com bastante presença.
2 – Mesmo timbre, porém com o brilho menos acentuado.
3 – Outro timbre com atenuação nos médios.
Outra grande sacada desse pedal é o led que muda de cor de acordo com o nível de ganho ajustado, que vai do verde ao vermelho intenso na medida em que é adicionado mais ganho no booster. Isso é de grande auxílio quando se está tocando ao vivo, principalmente quando temos pouca iluminação, o que é muito comum em shows.
Timbrando
Na posição número 1 o timbre é totalmente clássico, com as freqüências bem equilibradas de uma forma geral. O legal é que mesmo com um amp pequeno, a sensação de estar tocando num stack é notória. Ajustei os controles de drive, bass, mid e treble de maneira flat, ou seja, com todos os knobs exatamente no meio, e o timbre ficou perfeito pra tocar sons rock n roll à lá AC/DC, então acabei emendando na introdução de “Back in Black”, pois o timbre me remeteu instantaneamente a isso. Com o ganho acentuado, o timbre se mantém intacto, porém com muito mais facilidade pra se tocar frases em alta velocidade.
Na posição 2, os agudos são atenuados deixando o timbre mais aveludado, perfeito pra tocar um blues. Ajustando o nível de ganho é possível se obter timbres bem próximos aos usados por Stevie Ray Vaughn, principalmente se estiver usando uma strato.
Se a posição 1 nos remete a timbres clássicos, a posição 3 nos leva ao Thrash metal da Bay Area, estilo que ficou famoso por causa de bandas como: Metallica, Exodus, Testament, Forbidden entre outras. Deu até certa nostalgia dos riffs e bases características do estilo. Foi inevitável executar alguns riffs cheios de palhetadas trinadas, mostrando que o Shred Pro nos surpreende sendo um pedal bem versátil pra quem quer passear pelos estilos mais característicos do rock e blues indo até o metal, mas sempre mantendo uma característica vintage no timbre.
Confiram um vídeo produzido pela Pro Guitar Shop onde é demonstrado várias facetas do Shred Pro:
Bom pessoal, eu fico por aqui. Ainda esse mês postarei um texto falando sobre a nova linha de pedais da NIG, a série Pocket. Um abraço e um Bend a todos!
Ricardo Soares
www.ricardosoares.net
www.twitter.com/ric_soares
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